quarta-feira, 16 de junho de 2010

A planilha como organização das informações

O uso de uma planilha pode favorecer a visualização e análise de dados de uma empresa ou conjunto de dados. A atividade com a planilha prevê a construção de uma tabela e gráfico conforme orientação do Guia da disciplina e a realização da atividade de tabela dinâmica.
Você já utilizou uma tabela dinâmica? Observe as orientações impressas para a construção e bom trabalho!

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Construção de Gráficos em Planilhas Eletrônicas


Fonte: http://info.abril.com.br

Construir gráficos a partir de planilhas eletrônicas licenciadas ou livres é bem simples. É necessário apenas ter informações em tabelas de dados e usar os dados digitados para inserir um gráfico.

Para democratizar o acesso aos recursos de tecnologias e de aplicativos como as planilhas existem várias possibilidades, além de cursos de formação em escolas formais, ou especializadas em capacitação em informática, existem opções na internet que oportuniza de forma on line, gratuitos ou não, a realização de cursos.
Para exemplificar vale a pena conhecer o programa Acessa São Paulo que você pode conhecer clicando no link que apresenta em forma de cadernos que você pode fazer download ou usar como uma sequência on line as orientações de como usar as planilhas eletrônicas do pacote openoffice.org.br que são os aplicativos chamados software livre disponível em muitos programas governamentais de acesso às tecnologias.

O google também oferece esses recursos de forma on line e tem no site informações para uso on line de seus recursos de planilha e editor de texto ou de apresentação.
Vários outros espaços também oferecem informação de capacitação. Se desejar leia mais em http://newedition.org/Planilhas/

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Uma exploração de planilhas eletrônicas


As planilhas eletrônicas estão entre os aplicativos que mais se destacam no uso por profissionais em uma empresa. Sua possibilidade de cadastrar, operar e manipular dados e apresentá-los como tabelas, gráficos e relatórios favorece a gestão e organização de informações e dados e, tem sido foco de grande interesse no uso.
Iniciamos neste encontro uma exploração e a realização de atividades envolvendo as planilhas disponíveis na rede do Laboratório.
Cada aluno deverá estar com o seu guia de estudo e realizar as atividasdes propostas!
Bom trabalho!

Tempo de avaliar o blog

Estamos entrando no mês de junho e nesse período final de semestre cada aluno deve estar atento às atividades que devem ser postadas em cada blog para a avaliação no dia 25 de junho impreterivelmente.
O blog de cada aluno ou dupla deverá ter postagem de cada aluno participante e compor-se de pelo menos 5 postagens que podem ser escolhidas nos temas seguintes:
1. Apresentação do espaço de trabalho - ou Breve discussão sobre a importância das tecnologias para os profissionais e estudantes na atualidade.
2. O conceito de Convergência Digital e de recursos que utilizam desses conceitos.
3. A pesquisa realizada sobre os recursos de internet que já foi apresentada em aula.
4. Uma apresentação em slides que envolva a temática de tecnologias.
5. Dados sobre Hardware e Software e sua evolução
6. Informações sobre uso de aplicativos sejam livres ou licenciados.
7. Uso de tecnologias de gestão na empresa, exemplos, aplicações.

Além das postagens deve conter em cada blog:
# Links contendo sites ou páginas que discutam assuntos relacionados ao tema de estudo ou formação acadêmica, e,
# Comentários em pelo menos 3 blogs de colegas da turma.
Bom trabalho!