sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Computadores Pessoais - Componentes básicos

Fundamentos de hardware e software
Prof. Ms. Cleusa Maria Gontijo Moreira

O computador pessoal como conhecemos hoje tem uma história recente e só foi possível sua construção a partir da invenção do circuito integrado. Na atividade de uso de editor de textos desta unidade você conhecerá mais sobre a história dos computadores.
Os computadores podem ser organizados, segundo Silva (2007) em três grupos mais populares:
• Computadores pessoais – (PC – Personal Computer) computador de mesa, ou desktop. Foram lançados inicialmente, pela IBM hoje podem ser montados com componentes disponíveis no mercado.
• Notebook, palmtop e handheld – os notebooks são microcomputador portáteis de fácil transporte e manuseio, porém maiores que os handhelds que são miniaturas dos notebooks, normalmente com sistema operacional PoCket PC, mas disponibilizam planilhas eletrônicas, processadores de textos, agendas e acesso à internet. O Palmtop é a versão moderna das agendas eletrônicas portáteis, acionados por uma caneta que aciona os comandos em sua tela.
• Mainframes – computadores de grande porte, muito comuns anteriormente, hoje ainda são usados para funcionamento de sistemas bancários, previsão de tempo e controle de vôos espaciais, requerem computadores de grande porte ou supercomputadores.

Elementos físicos e sistemas do computador - Hardware e software

Segundo Capron e Johnson (2004) “O computador é uma máquina que pode ser programada para aceitar dados (entrada) transformá-los em informação (saída) útil e armazená-los (em um dispositivo de armazenamento secundário) para proteção ou reutilização” (CAPRON, 2004 p.12).
Para realizar estas funções o computador necessita de dois componentes o hardware e o software. Os elementos físicos ou hardware são as peças que compõem o computador e tem funções específicas de entrada, processamento e saída de informações. Os sistemas ou programas – em Inglês software são os gerenciadores das ações dos dispositivos físicos. Vamos inicialmente discutir usos e funções desses dispositivos físicos ou hardware.
A. Os dispositivos de entrada - aceitam dados ou comandos que o computador pode usar. Estes elementos são:


O teclado
Permite a digitação de informações por meio de teclas alfanuméricas (letras e números) numéricas, apenas números, normalmente localizados à direita no teclado, e teclas funcionais cuja finalidade varia de acordo com os programas.

Principais teclas:
• ENTER – confirma uma ordem para o computador executar.
• ESC – volta uma ação, ou sai de um programa.
• BARRA DE ESPAÇOS – permite colocar espaços entre as palavras ou dados digitados.
• NUM LOOK – liga o teclado numérico ao ser acesa ou ativa funções localizados abaixo dos números.
• CAPS LOoK – habilita as letras maiúsculas.
• SHIFT – Executa a segunda função das teclas.
• ALT GR – Executa a terceira função das teclas que as possuem.
• BACKSPACE – apaga caracteres da direita para a esquerda.
• SETAS – Teclas de movimentação do cursor.
• CRTL e ALT – usadas em conjunto com outras teclas e variam de funções.
• INSERT – Permite inserir um caractere entre outros dois caracteres já digitados, sem apagá-los.
• DEL – apaga caracteres à direita da posição do cursor.
• HOME – Movimenta o cursor para o início da linha digitada.
• End - Movimenta o cursor para o fim da linha digitada na qual se encontra o cursor.
• PgUp – leva o cursor para o início da página.
• PgDn - leva o cursor para o final da página.

Outras opções interessantes de atalhos do teclado que funcionam no Windows:
• Shift + F3 – Alterna as letras de uma palavra em MAIÚSCULAS, minúsculas e inicial Maiúscula.
• Alt + F4 - desliga o programa que está em funcionamento ou o computador.
• ALT + TAB - Alterna entre as páginas dos programas em funcionamento.
• Ctrl + N – negritar termos digitados.
• Outros você pode ver nos menus de cada programa.

O Mouse

Dispositivo que controla o cursor na tela, seleciona opções em menus e aciona outros dispositivos exibidos. Os tipos de mouses principais são os Trackball (análogos aos joisticks), Caneta, sem fio e os touch pad usados em notebooks.

Leitor de código de barras, Caneta óptica, scanner – os primeiros usam o código de barras e raios laser para ler letras, números ou símbolos especiais e os scanners são usados para transferir (escanear ou digitalizar) imagens ou documentos impressos para o computador.

B. O processador - A Unidade Central de Processamento – CPU é responsável pelo processamento de informações no computador. Possui circuitos eletrônicos que manipulam os dados de entrada transformando-os nas informações que os usuários utilizam.
Dados são a matéria prima e informações são os dados organizados de forma significativa e útil.
Integrada ao gabinete onde está a CPU a memória de armazenamento primário retém dados depois que eles são inseridos no sistema e antes de serem processados, e guarda estes dados/informações antes de serem emitidos para os dispositivos de saída. Esta memória é temporária pois requer um fluxo contínuo de corrente elétrica que ao ser desligada perde os dados.

C. Os dispositivos de saída: exibem aos indivíduos os dados processados – as informações de forma compreensível. Os dispositivos de saída mais comuns são as telas de computador (monitores ou telas de notebooks ou palmetops) e as impressoras.

Os monitores

Exibem imagens em pequenos pontos chamados “Pixels” na tela e a resolução define o tamanho das imagens na tela. Uma resolução baixa como em 640X480 pixels aumenta o tamanho das imagens na tela, que podem ser reduzidas na resolução 1280X1024 pixels. Atualmente os monitores são coloridos e não mais monocromáticos. Os Monitores Vídeo Graphics Array - VGA exibem 16 cores em resolução de 640X480 pixels.

D. As unidades de armazenamento – o armazenamento secundário é distinto da memória temporária e é realizado em mídias como o disco magnético - disco rígido ou disco flexível – disquete, em unidades de disco óptico – CD- ROMs e DVD- ROMS, fitas magnéticas e atualmente os pen drives ou drives externos e MP3, MP4, MP5 e outros recursos como os cartões de memória digital comumente utilizados em câmeras digitais.
Disco rígido - Do inglês hard disk drive - HD ou HDD é a parte do computador onde são armazenadas as informações de forma permanente. É uma memória física, não-volátil que armazena as informações quando o computador é desligado. O HD é constuido por um sistema lacrado contendo discos de metal recobertos por material magnético no qual são gravados as informações, é revestido externamente por uma proteção metálica que é presa ao gabinete do computador por parafusos. No HD são gravadas as informações e os programas que o computador executa quando está em funcionamento.

Atividade prática

Nesta atividade vamos integrar o uso de aplicativo processador de textos produzido pela Microsoft Corporation, o Word, que está disponível nas máquinas do laboratório. Este aplicativo tem finalidade processar dados digitados em documentos de textos, nele podemos construir textos, tabelas inserir imagens, gráficos, construir hipertextos, preparar correspondência, mala direta, controlar alterações em documentos, comparar e mesclar documentos de textos e outras funções. Os processadores em geral podem ser usados em escritórios, empresas, escolas e qualquer ambiente que demande a escrita e processamento de textos.. Voltaremos a trabalhar com conceitos de aplicativos e processadores de textos na unidade específica, posteriormente.
1. A partir da leitura do texto “Fundamentos de hardware e software” pesquise imagens na internet e produza um documento que mostre imagens dos tipos de computadores e os dispositivos de um computador de mesa.
a. Cada imagem deve ser referenciada com o endereço onde foi encontrada.
b. O documento deve conter o título Classificação dos Computadores e registrar cada tipo com uma imagem correspondente, e o subtítulo Dispositivos de um computador e separar por função: entrada, saída, processamento e armazenamento. Em cada tipo de dispositivo incluir pelo menos duas imagens e referenciá-las.
c. Salvar o texto em Meus documentos e enviar para o Grupo Virtual da disciplina no portifólio Teleduc ou o grupo virtual do Google, ou envie por E-mail para o seu professor.

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